top of page

Abraão e os Começos

A primeira parte do Sefer Torá é conhecida como Bereshit, que significa “No princípio”, pois, ela começa com as famosas palavras “ No princípio Deus criou o céus e a terra...” Mas a narrativa do começo do mundo não é o único princípio ou começo narrado no Bereshit. Após contar o mito da criação do mundo em seis dias, a narrativa continua e relata outros começos. O leitor vê desfilar diante dos seus olhos as narrativas do começo da humanidade, do começo dos infortúnios dos homens em virtude de seu distanciamento de Deus, que é o Princípio de tudo, do começo da vergonha, do começo das mazelas humanas, do começo da agricultura e pastoreio, do começo das brigas entre irmãos, do começo do derramamento de sangue do homem pelo homem, do começo das cidades, do começo das artes, do começo do poder, do começo da violência, do começo do fim das primeiras civilizações e do recomeço de tudo a pós a primeira grande catástrofe natural e do começo da das culturas do oriente médio na Antiguidade.

Em meio a tantos começos é narrado então o início da jornada de um homem já idoso, que tendo escutado o chamado divino, resolveu aos setenta e cinco anos recomeçar tudo em outro lugar e assim deixa sua família e sua terra para se tornar o começo de uma nova forma de religiosidade que veio a ser conhecida como o monoteísmo ético, que á base da tradição judaica e das tradições que dela surgiram. Esse homem, que veio a ser conhecido como Abrão o Hebreu deu início também a vários povos e por meio de seu filho Isaac e depois de seu neto Jacob começou uma família que veio a ser o início do povo Judeu. Abrão então inicia a Aliança, o Brit, cujo símbolo é a circuncisão, o brit milá. Com tantos inícios o velho Abrão recebe um nome novo. Ele passará a ser conhecido como Abraão, a quem hoje chamamos, Avraham Avinu.

Esses começos estão longe nas brumas dos tempos, mas a cada ano nós recomeçamos a leitura dessas narrativas e assim seguimos nossa longa caminhada como povo e como continuadores das vidas das gerações que nos precederam como filhos da Aliança. Que o Eterno renove nosso dias como no passado!


Shabat Shalom,

Rab. Alexandre Leone

Destaque
categorias
etiquetas
Nenhum tag.
Arquivo
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page